quarta-feira, 22 de junho de 2011

UFSC descobre componente da maconha capaz de ajudar na superação de traumas psicológicos

Substância funciona como ansiolítico, mas sem efeitos colaterais

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Santa Catarina mostrou que a maconha pode ajudar pacientes em tratamento psicológico. A descoberta, feita pelo departamento de Farmacologia do Centro de Ciências Biológicas, apontou o canabidiol como aliado para diminuir ansiedade causada por experiências traumáticas.

Os pesquisadores utilizaram animais para chegar à conclusão: eles simularam uma situação traumática através de choque moderado nas patas. Depois, os pesquisadores os colocavam no mesmo ambiente e registravam os sinais de medo, caracterizado por imobilidade. Segundo o coordenador dos estudos, professor Reinaldo Takahashi, é semelhante ao trauma de uma pessoa que foi assaltada em um lugar e fica com medo sempre que passa pelo mesmo local.
O uso do canabidiol seria utilizado para aliviar a ansiedade durante o tratamento chamado terapia de exposição — de voltar ao mesmo ambiente que gerou o trauma até o local deixar de ser ameaçador. Os efeitos, segundo o professor, são mais prolongados e eficientes com a substância.
Os medicamentos utilizados hoje têm grandes efeitos colaterais como dependência, sonolência excessiva, piora da memória, tonturas e zumbidos. Além disso, utilizando apenas o canabidiol, não haveria os efeitos típicos da maconha, como falhas na memória recente, taquicardia, boca seca, incoordenação motora, agitação e tosse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário